Os eventos corporativos são ideais para todos os tipos de marcas, desde aquelas que já estão bem colocadas no mercado até as que ainda não são tão conhecidas e querem atrair mais audiência.
Com ele, você cria oportunidades para mostrar que é uma autoridade em seu mercado, além de conseguir melhorar a comunicação com todos os envolvidos no evento.

Por isso, a tarefa de organizar um evento é de alta responsabilidade. São semanas e até meses de planejamento para uma data especial, na qual tudo deve sair como o esperado.

Se você nunca pensou em organizar eventos corporativos para encantar o seu mercado, continue lendo esse artigo!

 

O que são eventos corporativos?

Como o próprio nome já diz, eventos corporativos são acontecimentos sociais voltados para um público específico e com objetivos bem definidos, por exemplo:

  • Apresentar uma ideia,
  • Atrair investidores,
  • Instruir um público,
  • Se posicionar como referência em seu mercado,
  • Fazer o lançamento de um novo produto.Isto é, os eventos são uma estratégia de mercado para que um determinado fim seja atingido.

Alguns são realizados para comemoração, por exemplo, e podem ser restritos aos funcionários da empresa, ou serem abertos ao público externo, como investidores e outros empreendedores de seu mercado.


Quais são os tipos de eventos corporativos?

A lista de tipos de eventos corporativos é muito ampla e, por isso, resolvemos listar apenas os principais e mais conhecidos.

  • Congresso;
  • Conferência; 
  • Mesa Redonda;
  • Painel;
  • Seminário;
  • Palestra;
  • Convenção;
  • Brainstorm. 

 

Dicas para organizar eventos corporativos

A organização de eventos corporativos exige um planejamento completo que vai desde estabelecer um objetivo até os arranjos finais, como aqueles relativos à estrutura, pessoal envolvido e divulgação.


1. Estabeleça um objetivo

Não é possível começar a organizar um evento corporativo sem ter um objetivo em mente.
Saber onde você quer chegar é muito importante para alinhar as expectativas do que você, organizador, está oferecendo.

Os objetivos podem ser: 

  • Por que estou organizando esse evento?
  • Qual o público que espero atingir?
  • Quais os resultados pretendo atingir?
  • Que experiência quero oferecer aos participantes?

2. Defina seu orçamento

Essa etapa é indispensável, e todos sabem bem o porquê! Afinal, trabalhar com as contas em dia e com as demandas na ponta do lápis é o segredo para evitar dor de cabeça.

O custo pode variar de acordo com o tipo de evento, a duração, o local, o número de convidados e palestrantes contratados, entre outros detalhes que você precisa definir se terá, como alimentação a atrações culturais.

3. Escolha bem a data e local do evento

A data, local e horário do evento devem ser pensados com antecedência e principalmente para proporcionar o melhor resultado tanto para você quanto para quem participa de seu evento.

Se o evento for em ambiente aberto, por exemplo, a data deve estar alinhada com a previsão do tempo. Afinal, todos querem evitar dias chuvosos.

Também é importante pensar no público, para que ele possa se preparar caso tenha que viajar ou mudar o horário de um dia de trabalho para participar de seu evento.

4.  Divulgação bem feita e assertiva

Essa é uma das principais etapas da organização de um evento. Sabe aquele velho ditado que diz que a propaganda é a alma do negócio?

A estratégia que será usada dependerá do seu público-alvo e mesmo que seja um evento interno, apenas para o pessoal da empresa, não deixe de pensar na melhor maneira de comunicar o evento, passar a ideia principal e, claro, animá-los!

É preciso colocar em prática várias estratégias de divulgação, como postagens em mídias sociais, envios de e-mail e outras que você já sabe que chegará ao seu público.

  1. Mantenha o relacionamento com seus clientes

Saber o que as pessoas acharam do evento é muito importante, sabe por quê? Os feedbacks podem te ajudar a fazer eventos cada vez melhores!Todos aqueles que participam de um evento corporativo estão demonstrando, de certa forma, algum interesse por sua marca.Por isso, nada melhor do que perguntar a essas pessoas o que elas acharam, analisar cada resposta e levar em consideração os posicionamentos na hora de construir uma próxima edição!


VOCÊ JÁ CONHECE O ESPAÇO ILLUMINA?

O Espaço Illumina foi idealizado para realizar o melhor evento corporativo ou social, juntamente com uma equipe de profissionais capacitados, tornando o seu evento inesquecível.

Estamos presente no mercado como um espaço que realiza todos os tipos de eventos  com qualidade e reconhecimento no mercado.

Contamos com cinco ambientes que farão total diferença em seu evento e claro, uma gastronomia com cardápios exclusivos, elaborados por nosso chef e sua experiente equipe de cozinha, que garantem a sofisticação, bom gosto, tradição e atenção inabalável aos detalhes.

Para maiores informações, dúvidas e orçamentos, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui



E aí, aprendeu os segredos de como organizar um evento corporativo de sucesso? Agora é hora de colocar a mão na massa! 🙂

Até a próxima!