A figura paterna tem uma participação muito especial em grandes comemorações. Afinal, os pais são os heróis da maioria das garotas, não é verdade? 

Por isso, tanto as festas de casamento quanto as de debutante trazem algumas tradições que encantam e emocionam os pais e convidados. 

Continue lendo o nosso artigo e entenda como a figura paterna é tão essencial nessas cerimônias. Vem com a gente!

 

Qual o papel do pai da noiva na festa de casamento?

Nos casamentos a função dos pais é extremamente importante: levar sua filha até o altar. Eles, simbolicamente, a apresentam ao noivo. Tradicionalmente o pai entra com a noiva ao seu lado direito. Durante o caminho até o altar, o pai está ali, mostrando-se companheiro, protetor e guia: é o que os pais fazem por toda a vida!

Muitas vezes, os pais também acompanham a noiva durante o trajeto até a igreja ou mesmo dirigindo o carro que a levará para a cerimônia.

Esta talvez seja uma das maneiras mais especiais para inserir a participação de seu pai, para acalmar e principalmente descontrair nos momentos que antecedem a chegada da noiva ao altar. Outro papel importante da figura paterna durante o dia do casamento é fazer o papel de anfitrião, recebendo os convidados durante a festa.


A importância da figura paterna para as noivas

Mesmo após a cerimônia, um pai não vai ter o sentimento de dever cumprido, pois vai pensar em como poderá te ajudar dali para frente. Pode ter certeza que a participação dele não será menor na sua vida depois do casamento! 

Para noivas e noivos que não possuem um pai presente ou que é falecido, pode-se convidar o padrinho, tios, avós, irmãos, primos, padrastos ou alguém bem próximo para ocupar este lugar de honra. Caso a noiva seja tão próxima do pai quanto do padrasto, pode homenagear os dois, entrando com um de cada lado, mesmo sendo contra as “regras de etiqueta”.

 

E nas festas de Debutante, qual a importância da figura paterna? 

A importância da figura paterna para as debutantes

Nas festas de 15 anos, a participação de um pai é tão importante quanto em um casamento!

Isto porque, é a partir desse momento que a aniversariante vai assumir responsabilidades e deixar a infância para trás. E, neste contexto, a presença do pai é mais do que importante, pois ele participa da troca dos sapatos baixos pelos altos, simbolizando que a moça está pronta para dar seus passos sozinha e poderá assumir responsabilidades diante da sociedade. 

Outra tradição marcante da festa de debutante é a dança da valsa entre a jovem e o seu pai. Além de emoção para os convidados, é uma parte da festa que emociona muito os familiares, pois é nessa hora que o pai dança com sua filha e percebe que ela já cresceu.

Nestas cerimônias, estão as intenções e desejos do pai de que a filha, que daquele momento em diante, tenha discernimento para que assim ela seja forte e mantenha os seus passos firmes e constantes na estrada da vida.  

Sempre sabendo que ele e sua família, estarão sempre por perto, dando apoio e rodeando-a de amor! 


Gostou do nosso conteúdo? Para continuar por dentro dos detalhes que farão a suas festas arrasadoras e emocionantes, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso
Blog.

Até a próxima!