A iluminação de eventos corporativos é um dos pontos de atenção. O posicionamento estratégico de luzes cria uma atmosfera interessante e atrativa, sejam para eventos mais formais ou até mesmo algo mais descontraído.

Eventos corporativos são importantes para as empresas. São momentos de interação entre colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. E principalmente, no que podemos considerar o “pós-pandemia”, os encontros presenciais estão sendo muito valorizados.

É importante ressaltar que os eventos on-line tiveram seu papel na conexão de pessoas à distância. Com o novo cenário, os eventos corporativos presenciais estão ganhando novamente seu espaço. E para serem realizados com sucesso, requerem um planejamento completo para que tudo aconteça como o esperado. Até mesmo para superar as expectativas de quem passou quase 2 anos participando de eventos atrás de uma tela.

Considerando a importância da iluminação em um evento corporativo, listamos algumas dicas que devem ser observadas e que não podem ficar fora do checklist de planejamento de eventos corporativos.

 

O que deve ser considerado na iluminação de eventos corporativos?

A iluminação de eventos corporativos pode ser considerada um dos pontos altos durante seu andamento. Ao elaborar o projeto lumínico, é importante considerar vários fatores que vão determinar o tipo de iluminação adequada para proporcionar conforto e interesse aos participantes. E esses principais fatores são:

 

Tipo e formato do evento

Para definir a iluminação de eventos corporativos é preciso saber qual o tipo e o formato que ele terá. Os tipos de eventos corporativos podem ser mais formais, como workshop, seminários, reuniões, treinamentos, dentre outros. Também podem ser mais informais, como um happy hour, por exemplo. Já o formato do evento está atrelado diretamente ao seu tipo e se refere à disposição física em que ficará todos os participantes.

Essas considerações são fundamentais para a definição dos pontos de destaque que receberão uma iluminação especial. Entender o tipo do evento corporativo permite a escolha das luzes ideais. Não é interessante, por exemplo, utilizar jogos de luzes com cores e efeitos em um seminário. O conforto visual dos participantes fica comprometido com a escolha inadequada da iluminação.

 

Hora e local do evento

Talvez, para muitos organizadores, essas informações não são relevantes. Ao contrário do que se pensa, a iluminação de eventos corporativos precisa acompanhar esses critérios. Afinal eles são fundamentais para garantir o sucesso do projeto lumínico.

O horário tem influência total na iluminação. Se for diurno e o local tiver boa luz natural, a iluminação deverá seguir esse padrão e vão servir de apoio manter uma boa claridade.

O local também é importante. Eventos diurnos e em locais externos podem dispensar luzes artificiais, aproveitando somente a iluminação natural. E ao mesmo tempo que eventos ao ar livre podem dispensar recursos de iluminação, locais com menor luminosidade podem requerem um tipo especial de luzes para manter a claridade adequada.

 

Tema do evento

O tema do evento que irá acontecer também é outro ponto de atenção para definir a iluminação. Dependendo do tema, alguns eventos corporativos vão precisar de luzes de destaque para banners, palco, stands ou outros locais que contenham informações relevantes. No caso de seminários e workshops, muitas vezes é necessária uma iluminação especial para destacar uma apresentação por projetor e até mesmo o próprio palestrante. Para alguns tipos de temas, os eventos podem requerer estruturas motorizadas de iluminação para gerar um efeito diferenciado e enfatizar a proposta do tema.

 

Músicas para o ambiente

O tipo musical é outro fator importante e que muitas vezes é esquecido. Em alguns tipos de eventos corporativos, podem ocorrer a presença de uma música ambiente. Por isso, a lista de músicas executadas deve ser definida até mesmo antes da iluminação em um evento corporativo. Isso porque a iluminação precisa estar compatível com a movimentação que a música proporcionará aos participantes.

Se o evento for informal, como uma festa de fim de ano, por exemplo, músicas agitadas requerem uma iluminação colorida e com efeitos. Já um coquetel vai requerer músicas leves, e consequentemente, uma iluminação mais suave.

 

Cuidados especiais ao panejar a iluminação de eventos corporativos

Além dos detalhes do projeto para a iluminação de eventos corporativos, o conforto e a segurança dos participantes devem ser contemplados. E mesmo que imprevistos possam ocorrer, tomar alguns cuidados são imprescindíveis. Veja algumas medidas básicas a serem tomadas para contingenciar um possível incidente que possa ocorrer.

 

Instalação elétrica

É fundamental verificar a capacidade da rede elétrica e compatibilidade com todos os equipamentos que serão ligados. Isso pode prevenir acidentes, como curtos-circuitos e também preservar a integridade de todos os aparelhos ligados.

 

Iluminação de emergência

Mesmo que todos os itens de segurança do evento sejam cumpridos, existem ações externas que podem comprometer a segurança dos participantes. Um exemplo é um corte de energia inesperado, ocasionado por falhas na concessionária de energia. Para casos assim é interessante a utilização de luzes de emergência ou até mesmo um gerador. Esses recursos são interessantes não só para manter o andamento do evento, como também garantir a segurança dos participantes que desejam deixar o recinto.

 

Luzes em LED

As luzes em LED são uma ótima alternativa para a iluminação de eventos corporativos. Além de terem um consumo de energia mais baixo do que a lâmpadas convencionais, as luzes de LED possuem um menor índice de aquecimento. Com isso, elas mantêm o ambiente confortável com uma temperatura adequada.

 

Lâmpadas e equipamentos reservas

Luzes e alguns aparelhos podem apresentar falhas durante o evento. Portanto, ter lâmpadas e equipamentos na reserva para substituição durante o evento garantem que tudo ocorra como o planejado.

Esses cuidados precisam estar contemplados no planejamento do evento corporativo. Trabalhar organizadamente e manter a atenção em cada detalhe, desde a decoração, a segurança e iluminação em um evento corporativo, são pontos importantes para um acontecimento inesquecível e satisfatório para todos.

 

Realize seu evento corporativo no Espaço Illumina

O Espaço Illumina é o local perfeito para seus eventos corporativos! Oferecendo um espaço de requinte e com ambientes variados, o Espaço Illumina está preparado para que seus eventos corporativos sejam realizados com sucesso.

Oferecemos ambientes ideais para a realização de palestras, reuniões, workshops e confraternizações. E além de ter espaços diferenciados, você ainda pode contar com uma gastronomia variada, oferecendo o que há de melhor para seus clientes, parceiros e colaboradores.

Outro diferencial que você encontrará aqui e que contribuirá para sucesso do seu evento, é a grande expertise em decoração, sonorização e iluminação de eventos corporativos. Com uma infraestrutura completa, o Espaço Illumina garante a você e seus convidados um local seguro e confortável para que seu evento corporativo transcorra o melhor possível.

O Espaço Illumina é solução completa para qualquer tipo de evento, desde a escolha do ambiente e cardápio, como a iluminação de um evento corporativo.  Venha conhecer o Espaço Illumina e tenha serviços de alto padrão para deixar seu evento inesquecível.

Gostou desse conteúdo! Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades.

 

Até a próxima! 😊