As flores para festa são fundamentais para a decoração, seja em festas de aniversário ou outras comemorações.

Além de proporcionarem ao local um ar muito mais vivo e repleto de boas energias, também incorporam ao ambiente e o transformam trazendo ao local resultados surpreendentes.

Vale lembrar que, na hora de escolher quais irão compor a sua decoração, o mais importante é seu gosto pessoal e que tudo esteja de acordo como você sonhou, porém existem outros aspectos que devem ser levados em consideração para tomar essa decisão mais facilmente.

Nesse artigo separamos algumas dicas práticas que irão te auxiliar na hora de escolher as flores e organizar um evento inesquecível para você e seus convidados. Confira!

Leiam também: Como escolher o espaço ideal para sua festa?



Como Escolher as Espécies Ideais Para a Sua Festa

É importante analisar esse tópico, uma vez que, dependendo da estação do ano você terá mais facilidade de encontrar certos tipos de flores para festa.

 
A seguir separamos as principais espécies de acordo com a estação, são elas:

  • Inverno: são as tulipas, bocas de leão, amor perfeito, copos de leite e rosas.
  • Outono: bromélias, orquídeas, rosas e gloriosas.
  • Primavera: jacintos, dálias, peônias, margaridas, rosas, girassóis, azaleias e petúnias.
  • No verão: camélias, cravos, hortênsias, gérberas, lírios e rosas.

Como escolher quais flores usar para a sua decoração?

Como já comentamos aqui, o hábito de decorar eventos com flores se expandiu para as mais diversas ocasiões.

Para situações mais clássicas, por exemplo, a escolha por flores brancas, como lírios e orquídeas é certeira. Por outro lado, o universo floral é imenso e traz infinitas possibilidades de combinações e cores para decorações alegres e especiais.

Além disso, cada espécie tem um significado diferente, que pode se encaixar nas mais diversas decorações, dependendo do evento. 

Harmonização de cores

A escolha de uma paleta de cores para trabalhar em equilíbrio com as flores é bem determinante para a decoração da sua festa.

Sejam tons neutros ou mais vibrantes, o importante é trazer uma combinação que converse com o resto da decoração. Faça essa definição combinando com a personalidade dos noivos ou aniversariante.

Ideias criativas de decoração com flores

Além dos tradicionais arranjos, as flores também podem ser utilizadas de formas divertidas e criativas. Flores secas, composições com frutas e folhagens tingidas e até mesmo arranjos pendurados de cabeça para baixo pelo teto são alguns exemplos de como soltar a imaginação e sair do convencional. 

O que considerar?

Existem algumas questões a se considerar muito importantes na hora de escolher as flores para a sua decoração. Como por exemplo:

Quando será o evento? Isso porque algumas flores são mais raras de se encontrar em diferentes meses do ano, por isso invista nas flores da sua estação!

Onde será? Festas em ambientes fechados não tem a decoração floral tão influenciada pelo local, mas casamentos ao ar livre, por exemplo, sim! Nesses casos, existem flores mais resistentes que são mais aconselhadas.

Convidados alérgicos? É muito comum ter pessoas alérgicas nos eventos, a melhor maneira de evitar com que seus convidados fiquem espirrando durante a festa é optar por flores mais neutras, principalmente nas mesas que os convidados irão sentar. 



Quanto mais flores, melhor!

O hábito de utilizar flores em celebrações é bastante antigo e fez parte de muitas culturas diferentes. Com o tempo, as simbologias foram mudando e novos costumes se integraram e outros se perderam. 

Hoje, o uso de flores para eventos continua como uma demonstração de que aquele é um momento especial, que merece ser enfeitado com o que há de mais belo na natureza: as flores!




E aí, gostou desse post? Esperamos que ajude a deixar o dia da sua festa ainda mais bonito!

Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas como essas e até a próxima.