Você sabia que a estrutura e organização de uma sala para eventos pode melhorar ou prejudicar a dinâmica dos eventos corporativos? Quem deseja planejar experiências inesquecíveis deve buscar os tipos de montagem que são mais adequados para o modelo de evento realizará.

O primeiro ponto para pensar antes de tomar a decisão da montagem é o seu objetivo durante o evento. A proposta é promover um bate-papo entre os convidados ou a atenção deve ser voltada a uma pessoa ou palestrante?  A montagem da sala deve ser feita de acordo com o seu objetivo.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para você seguir e garantir que o seu evento seja um sucesso daqui para frente. Veja os formatos que listamos e acerte na escolha!

 


1 – Reunião ou Sala em U

Como dá pra imaginar, esse termo se refere à letra U. Esse modelo é o mais indicado quando se deseja que os convidados interajam entre si, as mesas possibilitam que os participantes se vejam, conversem e tenham uma visão ampla da sala.

Por não prejudicar a visão de ninguém, a sala em U é perfeita para reuniões que utilizem reprodução de vídeos e outros materiais em telão. Não é à toa que também funciona em eventos corporativos internos.

Mas, vale lembrar que esse formato só é indicado para pequenos eventos ou reuniões, pois, se o grupo for muito grande as pessoas acabam ficando muito distantes umas das outras.

 

2 – Mesa redonda

Esse formato é recomendado para reuniões que querem discutir uma temática ou conteúdo específico. Normalmente, esse modelo conta com um intermediário para garantir que todos os integrantes possam apresentar suas opiniões e ideias.

As salas de mesas redondas também incentivam o trabalho em equipe dos colaboradores, permitindo maior flexibilidade e proximidade entre os envolvidos. Assim, é comum que seja empregado durante encontros de negócios que envolvam discussões.

O objetivo é criar um ambiente propício para novas ideias, definição de projetos etc.

 

3 – Auditório

O auditório pode ser utilizado em diversos tipos de eventos, por isso acaba sendo a opção mais escolhida nos eventos corporativos.

Eventos corporativos: Auditório

Nesse modelo as cadeiras são alinhadas e colocadas em filas e direcionadas para um palco. Essa é a melhor opção para palestras com um número elevado de pessoas, mantendo a visão e o foco no palestrante, perfeita para dinâmicas que não envolvam grande interação entre o público e o ministrador de conteúdo.

Ainda que o nome seja relacionado a uma instalação de auditório, pode ser montado em qualquer salão vazio e permite adaptar a quantidade de assentos ao número de participantes sem muito trabalho.

Ah! Uma dica é avaliar se o conteúdo da sua palestra requer que os convidados tomem notas pois o formato auditório não possui mesa.

 

4 – Escolar

Nesse caso as cadeiras e mesas são colocadas como numa sala de aula, viradas para frente da sala. Normalmente são utilizados pranchões ou mesas retangulares permitindo que utilizem notebook e cadernos de anotações.

Eventos corporativos: escolar

É um dos formatos para salas de eventos corporativos mais simples e, normalmente, é usado para cursos e treinamentos.

 

5 – Espinha de peixe

Muito parecido com o modelo anterior, mas aqui as cadeiras e mesas ficam dispostas em fileiras diagonais em relação ao centro da sala, lembrando a forma de uma espinha de peixe.

Mas, por que essa pequena alteração na posição dos assentos? Simplesmente para facilitar a interação e a visualização da pessoa que irá conduzir as tarefas do evento.

ambém permite que os colaboradores enxerguem melhor seus colegas e discutam os exercícios.

 

6 – Coquetel

Eventos corporativos: coquetel

O coquetel é um formato de evento corporativo mais informal, já que possui apenas mesas de apoio para os convidados colocarem suas bebidas, utensílios, aperitivos, copos e afins. É claro que esse evento precisa ser realizado em algum lugar que possa montar pontos de buffet ou ilhas.

Esse modelo é muito utilizado para comemorações e confraternizações. Por causa do ambiente descontraído, também funciona quando o objetivo é estreitar laços com parceiros, fornecedores e clientes em potencial.

É uma ótima forma de fazer networking, de apresentar a marca a quem é de fora e, ainda, de criar novas oportunidades de negócio.

 

7- Banquete

Eventos corporativos: banquete

Esse é um tipo de montagem utilizado para eventos mais formais, como jantares corporativos.

Aqui convidados são acomodados em mesas de 8 a 10 pessoas. Nesse formato, a comida pode ser servida em pontos de buffet espalhados pelo salão ou serviço empatado, quando os garçons levam até os convidados os pratos já montados.

 

8 – Palco 360 graus

Essa é uma novidade no mercado de eventos corporativos. O palco 360 graus é uma solução interessante para fazer com que os participantes se sintam conectados ao mestre de cerimônia.

Diferentemente dos auditórios e salas comuns, garante a visualização do público a partir de qualquer ponto/ângulo. O efeito é possível porque o palco fica no centro da plateia. Algumas estruturas, inclusive, permitem a realização de giros. Assim, o palestrante consegue se direcionar a grupos específicos do público.

 

 

Faça seus eventos corporativos no Espaço Illumina!

O Espaço Illumina foi idealizado para realizar o melhor evento corporativo ou social, juntamente com uma equipe de profissionais capacitados, tornando o seu evento inesquecível.

Estamos presente no mercado como um espaço que realiza todos os tipos de eventos com qualidade e reconhecimento no mercado.

Contamos com cinco ambientes que farão total diferença em seu evento e claro, uma gastronomia com cardápios exclusivos, elaborados por nosso chef e sua experiente equipe de cozinha, que garantem a sofisticação, bom gosto, tradição e atenção inabalável aos detalhes.

Para maiores informações, dúvidas e orçamentos, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui !

Esses foram formatos de montagens para você investir nos seus próximos eventos corporativos, sejam eles mais animados ou focados em negócios. Lembre-se sempre de considerar as tendências e de levar ótimas novidades aos participantes e convidados!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas e novidades!  🙂