19Está na fase de pesquisar sobre como será a sua festa de debutante e chegou no item de contratar uma assessoria que presta o serviço de cerimonialista, mas está um pouco perdida sobre como funciona um cerimonial de debutante?

O cerimonial de debutante não engloba só a parte das homenagens e da valsa como muitos imaginam, mas todo o gerenciamento da festa de 15 anos. Por isso, é sempre bom ficar atento até nos mínimos detalhes. 

Geralmente, um cerimonial tradicional é dividido em 3 partes: a recepção, a apresentação da debutante e o baile, quando todos são convidados a dançar. 

Leia também: o que precisa para realizar um orçamento de festa de debutante? 

Passo a passo do cerimonial de 15 anos!

Como nós comentamos acima, o modelo tradicional é dividido em 3 partes, no entanto, na prática acabam surgindo outros roteiros, como por exemplo:

  • Recepção 

Este é um momento marcante, pois mostra em primeira mão qual é o estilo e a organização da festa. Os convidados são recebidos pela debutante que estará usando o seu primeiro vestido (duração de 40 a 1 hora está ocasião) conduzidos até as mesas para aguardar o início da apresentação da debutante. 

Neste período, enquanto os convidados estão se acomodando, o serviço de catering/buffet deve estar atento para servir os deliciosos canapés.

  • Cumprimentos/ Jantar

Após a recepção, a debutante irá cumprimentar os seus convidados, principalmente aqueles que chegaram um pouco atrasados e não conseguiram estar no momento da recepção. Como antes haviam sido servidas as entradas, agora é o momento de servir os pratos principais. 

  • Apresentação da debutante

Depois de todos comerem as entradas e os pratos principais, chegou o momento da cerimônia. Discretamente a debutante sai do salão, troca de vestido e se prepara para seu grande momento.

Nesta ocasião, a cerimonialista irá falar um pouco sobre a vida da debutante, a importância deste momento para ela e agradecer a presença dos convidados. Em outras festas, a debutante junto com a família pode escolher um modelo de texto que a família escolheu para ser lido. 

Em outros casos também pode acontecer homenagens e na sequência a valsa. 

  • Não se esqueça da troca de vestidos

Neste meio tempo, não se esqueça de realizar a troca de vestido: apresentação, parabéns e balada. 

  • Cerimônia da festa de 15 anos

Voltando para a cerimônia, este momento é composto por: entrada da família, entrada dos casais e a estrela da noite, a debutante.

Em seguida, pode ocorrer a entrega da jóia / troca de sapato / entrega da boneca, homenagens, valsa com o príncipe e na sequência deve apagar as velas que os casais estão segurando.

  • Balada

Após toda a parte formal, partiu descontrair um pouco? Também é o momento interessante para abrir uma mesa de doces, chocolates ou liberar o barman para preparar drinks personalizados e o recomendado, drinks sem álcool para os jovens. 

Anotou tudo? Agora você consegue montar seu roteiro. Lembre-se de fazer algo que seja a sua cara. Se quiser pular todas as partes de rituais e partir direto para a balada, pode fazer de boa. Quem manda no ritmo da festa é você!