Quer ter um casamento sustentável? A importância de se preocupar com recursos sustentáveis é óbvia. Eventos de todos os portes acabam impactando fortemente o meio ambiente, por isso, se fizermos a nossa parte, fica mais fácil!

 

“A mas de que adianta fazer um único evento sustentável? Vou optar pelo convencional.”

 

Acredite, faz toda a diferença! A melhoria do nosso meio ambiente depende de pequenas e grandes mudanças, você pode fazer parte disso!

Locais que se preocupam com a sustentabilidade, assim como lembrancinhas sustentáveis, são exemplos de situações positivas. Desta forma, reunimos algumas ideias incríveis de como ter um casamento mais sustentável. Acompanhe e veja uma dica imperdível no final do artigo!

 

O casamento sustentável e os 3 R’s 

Você já ouviu falar sobre a política dos 3 R’s? Um casamento sustentável deve seguir esta ideia. Se trata de uma campanha que influência bons hábitos de consumo para reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente.

Reduzir 

Poupando recursos naturais, adotando um consumo consciente e diminuindo o lixo e a emissão de poluentes, são formas de reduzir impactos ambientais.

Para o casamento sustentável, isso significa poupar todos os recursos desnecessários. Calcular com maior exatidão o número de convidados já auxilia muito. Deste modo você consegue evitar desperdícios, diminuindo o lixo. Como bom exemplo de redução, citamos a substituição de materiais descartáveis pelos reutilizáveis.

 

Reutilizar 

Este tópico, como o nome sugere, se trata da reutilização dos mais diversos materiais. Pense no que pode ser transformado em outro material, evite ao máximo jogar objetos no lixo.

Para o casamento sustentável, isso significa alugar seus objetos decorativos, por exemplo. É uma questão de escolha, opte por materiais que serão utilizados mais vezes em outras ocasiões. Outro ponto são as lembrancinhas sustentáveis para casamento, podem ser caixas que servirão como porta-treco, ou latinhas decoradas, entre outras ideias.

 

Reciclar 

Transformar algo que deveria ir para o lixo em algo novo é uma arte! Na reutilização, o material continua o mesmo. Na reciclagem você modifica o seu objeto, ou o transforma em matéria prima.

No caso do casamento sustentável, escolha fornecedores que pensam na questão ambiental. Então você pode ter convites com papel reciclável ou até em formato digital e suas lembrancinhas podem ser produzidas com materiais recicláveis, por exemplo.

 

Para um casamento sustentável, o que precisamos evitar? 

As vezes optamos pelo mais tradicional sem pensar no impacto que isso pode causar. As lembrancinhas sustentáveis para casamento por exemplo, muitas vezes demandam grande quantidade de materiais. Dentre estes, alguns componentes são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, como o papel laminado picado, que por ser difícil seu recolhimento, acabam parando no meio ambiente.

Entenda o que evitar:

  • Balões de LED ou gás hélio;
  • Bolo fake envolvido com pasta americana;
  • Itens individuais (prefira distribuir o que for necessário aos seus convidados de maneira agrupada);
  • Acessórios para utilizar no momento da “balada”, como pulseiras de LED e plaquinhas;
  • Insumos de plástico, prefira os biodegradáveis.

 

Traje dos noivos 

Pensar na roupa dos noivos também é importante para um casamento sustentável. Tecidos sustentáveis com tingimento natural são excelentes opções.

Você pode visar fornecedores que focam neste segmento, existem diversos no mercado que são muito bons. Apoiar fornecedores locais também é uma ação benéfica, além de ajudar um pequeno empreendedor de sua região.

 

Local do evento 

Escolher espaços que se preocupem com sustentabilidade é algo importante. Locais abertos também são boa opção, já que é possível fazer um evento durante o dia com a iluminação natural.

Escolher o mesmo espaço para a cerimônia e a festa é uma excelente opção, pois evita deslocamentos com automóveis.

 

Você já conhece o Espaço Illumina? Para realizar eventos com excelência, proporcionando aos clientes experiências únicas da transformação de seus desejos em realidade, o Espaço Illumina conta com um novo conceito – MELHOR ESPAÇO para eventos de São Paulo. Cinco ambientes que farão total diferença em seu evento.

Fale com nossa equipe de atendimento e saiba mais!

Gostou do artigo? Nos acompanhe para ter mais conteúdos como este.

 

Gostou deste conteúdo? Esperamos que com essas dicas você pode realizar um casamento sustentável, com a elegância e a importância que esse momento merece!

 

Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas como essas e até a próxima.